Nessa terça-feira (11/2), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou a Operação Guardião, que resultou na prisão de três suspeitos, com idades de 26, 33 e 37 anos, apontados como integrantes de uma associação criminosa especializada em roubos de carga.
Conduzida pela Delegacia Regional de Polícia Civil em Divinópolis, a ação ocorreu nos bairros Estrela Dalva, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e São Salvador, na capital.
Durante a operação, também foram cumpridos dois mandados de busca, culminando na apreensão de R$ 1,7 mil em dinheiro, vários celulares e um veículo.
As investigações tiveram início após uma série de roubos registrados na cidade de Divinópolis, região Centro-Oeste de Minas, nos dias 8, 13 e 16 de janeiro deste ano. Entre os crimes apurados estão o roubo de um caminhão carregado com pneus, uma van transportando utensílios domésticos e um veículo que levava uma carga de cigarros.
Conforme apurado, o grupo criminoso atuava de forma organizada e recorria à violência para cometer os crimes. Os motoristas eram abordados e rendidos sob a mira de armas de fogo. Em seguida, eram obrigados a entrar em um veículo com placa clonada e permaneciam com as cabeças cobertas por cerca de cinco horas antes de serem abandonados na RMBH. Enquanto isso, os criminosos fugiam com as cargas, posteriormente revendidas de forma ilícita.
A identificação dos suspeitos foi possível graças a análises técnicas e denúncias anônimas. Segundo o delegado responsável pelo caso, Vivalde Levilesse, há indícios de que o grupo atuava não apenas em Divinópolis, mas também em Belo Horizonte e outras cidades da região.
As investigações continuam para identificar outros possíveis integrantes da organização criminosa e recuperar os bens roubados.
Por JC Notícias
Foto: PCMG
21/12/2024 - Suspeito de receptação de celular é preso em Pará de Minas
21/12/2024 - Homem é preso suspeito de furtar carga de cervejas em caminhão na BR-262
21/12/2024 - Suspeito de estuprar menina de 11 anos é preso pela Polícia Civil
20/12/2024 - Motociclista embriagado e inabilitado fica ferido após acidente na MG-431
20/12/2024 - Fogo destrói picape e deixa motorista ferido na MG-050
20/12/2024 - Pedestre morre atropelado por carro que fazia ultrapassagem na MG-050
20/12/2024 - Caminhão tomba, atinge duas casas e moradora fica ferida
20/12/2024 - PRF realiza abertura da Operação Rodovida 2024/2025