15/01/2025 às 08:47h
Um soldado da Polícia Militar (PM) que matou dois irmãos durante uma cavalgada no povoado de São José, em Esmeraldas, na Grande BH, em março de 2024, foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). De acordo com o órgão, o autor do crime responderá por duplo homicídio qualificado, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e com emprego de arma de fogo de uso restrito.
As investigações do MPMG apontaram que os disparos foram efetuados durante uma briga envolvendo pessoas que estavam no evento e policiais militares. Os irmãos, de 27 e 29 anos, foram atingidos na frente das esposas e filhos e levados para a viatura da Polícia Militar sem os cuidados necessários. Conforme a denúncia, um deles chegou a bater a cabeça no chão enquanto era carregado e morreu a caminho do hospital, enquanto o outro faleceu após ser hospitalizado.
Na época, a PM elogiou a atitude do soldado, “já que um dos irmãos golpeou um sargento no pescoço com um canivete”. Segundo a corporação, um dos irmãos partiu para cima do sargento, no momento em que o policial tentava separar uma briga.
Ainda segundo a Polícia Militar, enquanto tentava neutralizar esse primeiro homem, o sargento foi atingido no pescoço com o canivete pelo segundo irmão. Diante da agressão, conforme a PM, o soldado atirou. Segundos depois, de acordo com a corporação, o primeiro irmão, que se envolveu inicialmente na confusão, teria tentado pegar a arma do sargento ferido. Nesse momento, o soldado atirou pela segunda vez.
O policial também foi condenado a pagar R$200 mil aos familiares das vítimas por conta dos danos morais e do custeio dos gastos com deslocamento, velório e funeral das vítimas.
Com informações do O Tempo
Foto: Espacial FM
13/02/2023 - Homem morre após acidente entre carro e carreta na MG-050
13/02/2023 - PM prende suspeitos de furtarem gado e recupera 24 animais
13/02/2023 - Polícia Militar realiza grande apreensão de drogas e prende dois suspeitos
13/02/2023 - Motociclista e garupa são presos com haxixe e maconha na BR-494, em Nova Serrana
11/02/2023 - Polícia Civil recupera R$10 mil furtados de estabelecimento comercial em Pará de Minas
11/02/2023 - Mais um foragido da Justiça é preso em Pará de Minas
11/02/2023 - Foragido da Justiça com extensa ficha criminal é preso em Papagaios