Estabelecimentos comerciais das cidades de Divinópolis e Arcos, foram alvo de uma operação da Receita Federal que culminou na apreensão de R$ 600 mil em eletrônicos contrabandeados nessa terça-feira (5 de março). Entre os alvos, estava, inclusive, lojas de um grande shopping de um dos municípios.
De acordo com o órgão, a operação "Paránomos" tinha o objetivo de combater o comércio de smartphones e outros eletrônicos em estabelecimentos das cidades mineiras. Para as abordagens, a Receita contou com o apoio da Polícia Militar (PM), que auxiliaram os cerca de 20 servidores da entidade federal.
“As mercadorias comercializadas pelos estabelecimentos abordados, entraram no país de forma irregular, burlando o pagamento dos impostos obrigatórios na importação formal, além de não terem passado por testes de homologação das agências responsáveis, tais como a ANATEL”, detalhou a Receita Federal.
Ainda segundo o órgão, ao sonegar os impostos de importação, os empresários tinham condições de vender seus produtos com valores abaixo do praticado no mercado. “Essa concorrência desleal prejudica os empresários que pagam seus impostos em dia, inclusive, gerando desemprego na região. Os principais beneficiados com essa operação são as empresas que atuam de forma regular”, concluiu.
O nome da operação é uma palavra em grego que significa “ilegal”. A importação ilegal de mercadorias é considera crime de descaminho, que tem pena de prisão de 1 a 4 anos.
Com informações do O Tempo
Foto: Espacial FM
31/01/2023 - Polícia Civil apreende mais de 300 comprimidos de ecstasy
31/01/2023 - PC prende jovem suspeita de furtar casal de idosos em Pará de Minas
31/01/2023 - PM salva bebê engasgado de menos de um mês de vida em Nova Serrana
31/01/2023 - Homem que se passava por biomédico é preso em Itaúna
31/01/2023 - Motorista cochila e carro capota na Mello Cançado
31/01/2023 - Jovem é preso com motocicleta furtada em São José da Varginha
30/01/2023 - Três crianças e dois adultos da mesma família ficam feridos após acidente na MG-060