24/07/2024 às 08:39h
A Receita Federal fiscalizou nessa terça-feira (23/7), quatro estabelecimentos comerciais especializados na venda de eletrônicos, em Pará de Minas. A ação contou com o apoio da Polícia Militar (PM). Foram retidos aproximadamente 40 volumes, contendo eletrônicos e perfumes, com valor estimado em R$ 600 mil. Em uma das lojas, foram encontrados Iphones escondidos em gavetas com fundo falso. Giuliano Galvão, analista da Receita Federal, explica como órgão chegou aos alvos da operação:
Clique e Ouça Giuliano Galvão
O analista orienta os consumidores a sempre pedirem notas fiscais para também não serem prejudicados em caso de irregularidades com os produtos:
Clique e Ouça Giuliano Galvão
De acordo com o analista da Receita Federal, as empresas ostentavam nas redes sociais a venda de produtos estrangeiros. Os responsáveis pelos estabelecimentos poderão apresentar as notas ficais que comprovem a regular importação das mercadorias retidas. Caso não apresentem, responderão pelo crime de descaminho, que é a importação de mercadorias sem o pagamento de impostos:
Clique e Ouça Giuliano Galvão
A Receita Federal reforça a importância da fiscalização, já que produtos que não recolhem impostos devidos provocam concorrência desleal com mercadorias feitas no país e importados regularmente, gerando prejuízos ao comércio local e aos consumidores. Em ações como esta, a RF visa proteger o comércio regular, a economia e a saúde dos brasileiros de práticas ilegais, que atentam contra o desenvolvimento e o bem comum.
Por Kelvin Fernandes e Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
24/04/2023 - Idoso fica ferido após batida entre carro e ônibus na MG-050
22/04/2023 - Casal é preso por tráfico de drogas no Padre Libério
22/04/2023 - Suspeitos de envolvimento em assassinato são presos em São Gonçalo do Pará
22/04/2023 - Trabalhador é atropelado por moto e morre na MG-050
22/04/2023 - Foragido da Justiça, suspeito de envolvimento em homicídio é preso em Nova Serrana
22/04/2023 - Corpo de homem desaparecido é encontrado próximo à barragem em Itaúna