10/03/2023 às 08:00h
O Governo do Estado divulgou alguns detalhes da reforma administrativa enviada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (9). Um dos pontos que mais chamou a atenção foi a retirada do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG) de dentro da estrutura da Polícia Civil. O órgão deve passar a ser comandado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e ser transformado na Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito.
De acordo com o governo, a coordenadoria tem status de subsecretaria e absorve todas as funções do atual Detran. Dessa forma, a Seplag-MG será responsável por registrar e licenciar veículos, planejar, dirigir, normatizar, coordenar, controlar, fiscalizar, supervisionar e executar as demais atividades e serviços relativos ao trânsito e à formação de condutores.
A medida prevê ainda a liberação dos policiais civis, que hoje estão em tarefas administrativas, para atuarem em investigações e demais funções da PC. “O grande propósito dessa mudança é tornar muito mais eficientes os serviços prestados pelo Detran, esse é o objetivo que vamos perseguir. O Detran se encaixa nessa situação”, afirmou o governador de Minas, Romeu Zema (Novo).
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, que passa a ser a responsável pelo setor, disse que o serviço poderá ser aperfeiçoado na Seplag, que já tem uma ampla experiência no atendimento ao público.
“Temos como melhorar muito a prestação do serviço e o funcionamento do Detran, estabelecendo critérios claros, promovendo mudanças internas e utilizando a expertise da Seplag na modernização dos serviços para promover esses ajustes", comentou Luísa.Fonte: Hoje em Dia
Foto: Rádio Espacial FM
28/10/2024 - 2º turno em Minas tem 16 urnas substituídas e nenhum crime eleitoral, informa TRE
11/07/2024 - Estado nomeia mais 3,9 mil servidores aprovados no concurso da Educação
24/04/2024 - Tiroteio deixa um homem ferido dentro de padaria em Pitangui
17/04/2024 - Motociclista fica ferido após acidente na BR-352, em Pará de Minas
04/04/2024 - Jovens de 16 a 18 anos podem tirar 1º título de eleitor até 8 de maio
04/04/2024 - Desembargador indicado por Lula vota pela cassação de Moro no TRE-PR
16/10/2023 - Congresso derrubará eventuais vetos do presidente, garantem líderes do PL e da FPA
13/10/2023 - TSE suspende julgamento de Bolsonaro por abuso de poder nas eleições