18/11/2024 às 10:54h
Virginia acumula 51,3 milhões de seguidores só no Instagram, e tudo o que a influenciadora faz dá o que falar na internet. A nova dieta da artista, que 2 meses depois de dar a luz ao filho José Leonardo já exibe uma barriga trincada, é o assunto da vez. A jovem vem compartilhando nas redes sociais que tem seguido um regime restritivo para recuperar o corpo, o que inclui refeições com até dez ovos cozidos.
Em Dubai, a influenciadora convidou os seguidores para tomar café da manhã com ela nesta segunda-feira (18 de novembro), e mostrou o preparo da refeição. O prato tinha dez ovos, nos quais ela tira a gema da grande maioria e consome apenas a clara.
A dieta de Virgínia pode ser sim eficaz em um primeiro momento para quem quer emagrecer, mas pode causar danos no corpo a curto e longo prazo. É o que explica a nutricionista e mestre em ciência do alimento, Ana Duarte.
“Basear as refeições apenas em um alimento, pode estar sobrecarregando meu organismo com um determinado nutriente. Não é porque é saudável, que eu posso comer à vontade, até o que é natural precisa ter quantidade e estratégia de horário. Basear as refeições apenas em um alimento, pode sim trazer riscos tanto de sobrecarga daquele nutriente que está em excesso, quanto da carência de outros nutrientes”, afirma a especialista.
O exagero não é recomendável, e pode ser mais prejudicial do que vantajoso.
“A longo prazo a gente pode ter danos à saúde. Excesso de proteína, como caso da dieta à base de ovos, pode ocasionar o aumento do ácido úrico e levar a um quadro de gota, principalmente no público masculino depois dos 40 anos. Além disso, a gente precisa lembrar que, a partir do momento que eu tenho carências nutricionais, restringindo outros alimentos, eu posso ter déficit de atenção, dificuldade de ter um sono tranquilo, hiperatividade, agitação e alteração de humor", explica Ana Duarte.
Para quem deseja melhorar a alimentação e ter um estilo de vida saudável, a orientação é buscar ajuda de um profissional e não se inspirar na rotina de outras pessoas:
“A gente não pode seguir a mesma alimentação de uma outra pessoa. Cada pessoa é única, cada etapa da vida, inclusive, é única. A mesma pessoa tem demandas nutricionais diferentes ao longo da vida, e seguir a alimentação de uma outra pessoa é complicado. É como se eu estivesse vestindo uma roupa que não me serve”, ressalta a nutricionista.
Apesar das orientações, o ovo é sim um dos alimentos mais ricos e importantes na alimentação saudável de qualquer pessoa. A nutricionista também recomenda que o consumo seja feito com a gema, que tem uma composição necessária para o organismo.
“Quando eu estou tirando a gema do ovo, eu estou tirando uma grande quantidade de nutrientes. Na gema eu tenho proteínas, tenho gorduras de boa qualidade e tenho também uma quantidade muito grande de micronutrientes como vitaminas do complexo B, que são importantes para a saúde mental, para boa memória e para o bem-estar. Eu tenho carotenóides, que são importantes para boa visão, para imunidade. A natureza nos dá alimentos completos, infelizmente a gente vai lá e modifica tudo”, finaliza a especialista.
Com informações O TempoFoto: Rede Social Virginia