Capa da Página Mais de 80% dos municípios brasileiros têm risco alto ou muito alto para volta do sarampo - Saúde - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Saúde

19/09/2024 às 10:03h

Mais de 80% dos municípios brasileiros têm risco 'alto' ou 'muito alto' para volta do sarampo

Facebook

Ao menos 4.587 municípios têm "alto risco" para sarampo, enquanto 225 foram categorizados com "risco muito alto", totalizando 86% das cidades em todo o país em perigo para a volta da doença.

Há ainda 751 municípios listados com "risco médio" e apenas quatro com "baixo risco". Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (18) durante a 26ª Jornada Nacional de Imunizações, em Recife.

A coordenadora de Imunização da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Flávia Cardoso, lembrou que o Brasil chegou a ser certificado como país livre do sarampo em 2016, mas perdeu o status em 2019 após voltar a registrar a circulação do vírus por um período superior a 12 meses. “Em 2022, o Brasil estava endêmico para sarampo e, em 2023, passou para o status de país pendente de reverificação”, explicou. 

Segundo Flávia, em maio deste ano, a Comissão Regional de Monitoramento e Reverificação do Sarampo, da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita nas Américas esteve no país e fez uma série de recomendações, incluindo ampliar a sensibilidade na definição de casos suspeitos de sarampo. A entidade pede que o país apresente o número de amostras recebidas de pacientes com febre e exantema e quais foram os diagnósticos de descarte.

De acordo com a coordenadora, a comissão destacou que, embora a cobertura vacinal tenha melhorado tanto para o sarampo quanto para a rubéola, por meio da tríplice viral, em alguns estados o progresso foi mínimo ou mesmo negativo. A situação no Rio de Janeiro, no Amapá, no Pará e em Roraima foi classificada pela entidade como muito preocupante para a manutenção da eliminação do sarampo e da rubéola no país. 

Com informações Hoje em Dia 

Foto: Espacial FM 

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: