16/07/2024 às 09:02h
A morte de um mico com o vírus da febre amarela, no bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi confirmada nesta segunda-feira (15) pela prefeitura. Apesar do primata não transmitir a doença, o caso aumenta o alerta contra o mosquito vetor na capital. Neste ano, uma pessoa morreu após contrair a enfermidade na divisa entre São Paulo e Minas.
Segundo a PBH, não há áreas isoladas na cidade. No entanto, o monitoramento da cobertura vacinal em casas da região é feito por equipes da Secretaria Municipal de Saúde em um raio de 300 metros do local onde o animal foi encontrado.
Agentes de Zoonoses também intensificaram as vistorias no bairro, com o objetivo de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, conforme informou a prefeitura. A administração municipal destacou a importância da vacinação para barrar o vírus.
"É a melhor forma de proteção contra a doença. As doses são gratuitas e estão disponíveis em todos os 152 centros de saúde da cidade e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Em relação ao esquema vacinal, as crianças devem tomar a primeira dose aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Acima de quatro anos, a vacina é aplicada em dose única", detalhou a PBH.
Em abril, após o registro de febre amarela na divisa entre São Paulo e Minas, o Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível – sobretudo em áreas onde há transmissão ativa do vírus.
De acordo com o ministério, a febre amarela é classificada como endêmica apenas na região amazônica, mas, de tempos em tempos, o vírus reaparece em outras áreas. A maior parte dos casos ocorre entre dezembro e maio.
Com informações Jornal Hoje em DiaFoto: Espacial FM
26/03/2025 - Veja como cuidados com os alimentos ajudam a evitar doenças
11/02/2025 - Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa no Brasil
26/12/2024 - Cannabis pode ser esperança no tratamento contra a obesidade
16/12/2024 - Quase 10% das pessoas diagnosticadas com HIV/Aids não iniciam tratamento
12/12/2024 - Nísia Trindade diz que é contra liberar a venda de vapes no Brasil: ‘grave ameaça’
04/12/2024 - Quase 80% das gestantes desconhecem benefícios da imunização materna para saúde do bebê