14/07/2023 às 07:50h
O diretor-executivo de uma empresa na Índia recebeu uma onda de críticas depois de substituir 90% de seus funcionários de atendimento ao cliente por um chatbot de inteligência artificial (IA).
Suumit Shah, fundador da Dukaan, disse no Twitter que a troca dos funcionários por um chatbot (robô que realiza atendimentos) melhorou drasticamente as respostas iniciais aos clientes e o tempo de resolução de suas consultas.
O tuíte causou indignação em muitos internautas. Ele chegou em um momento em que existem preocupações de que a Inteligência Artificial (IA) possa deixar muitas pessoas desempregadas, especialmente no setor de serviços.
Uma decisão 'necessária'
Em uma série de tuítes – que acumularam mais de um milhão de visualizações – Shah explicou a decisão de sua empresa de usar um chatbot.
Ele afirmou que demitir funcionários foi uma decisão "difícil", mas "necessária".
Shah acrescentou que o suporte ao cliente tem sido um problema para a empresa há muito tempo e ele está tentando consertá-lo.
Ele também escreveu sobre como eles construíram o bot e a plataforma de IA em pouco tempo para que todos os clientes da Dukaan pudessem ter um assistente virtual.
Ele declarou que o bot responde a todos os tipos de perguntas com rapidez e precisão.
Shah também indicou que a empresa está contratando para vários cargos.
No entanto, muitos usuários criticaram suas postagens e o acusaram de prejudicar a vida de seus funcionários com sua decisão "implacável".
As críticas
"Como esperado, não encontrei nenhuma menção ao fato de 90% dos funcionários terem sido demitidos. Que assistência eles receberam?", perguntou um usuário.
Shah disse que detalhará as medidas de suporte aos funcionários pelo LinkedIn, já que, segundo ele, as pessoas no Twitter estariam procurando "rentabilidade, e não simpatia".
Nos últimos anos, ferramentas de IA generativas, como o ChatGPT, proliferaram e se tornaram mais acessíveis.
À medida que mais organizações usam essas ferramentas para aumentar a produtividade e reduzir custos, aumentam as preocupações de pessoas que temem perder seus empregos para a tecnologia.
O Goldman Sachs publicou um relatório em março indicando que a inteligência artificial poderia substituir cerca de 300 milhões de empregos em tempo integral.
Na Índia, várias empresas estão investindo em IA para desenvolver produtos, o que aumentou o medo de possíveis perdas de empregos.
Fonte: G1
Foto: Rádio Espacial FM
18/05/2023 - Google pretende excluir contas inativas, a partir de dezembro; entenda
25/04/2023 - Twitter devolve selo azul para algumas celebridades e meios de comunicação
11/04/2023 - China quer regulamentar uso da inteligência artificial
04/04/2023 - Brasileiros recebem prêmio da Nasa por projeto de IA
22/03/2023 - Meta está construindo rede social descentralizada para competir com Twitter
14/03/2023 - Meta planeja lançar rede social de textos para concorrer com o Twitter
10/03/2023 - Meta amplia duração máxima de vídeos no Facebook Reels para 90 segundos
06/03/2023 - TikTok anuncia que vai limitar tempo de tela para adolescentes
27/02/2023 - PlayStation VR2 é lançado globalmente com dezenas de jogos de realidade virtual