18/04/2023 às 08:48h
De homens corajosos e leais, que sonhavam com autonomia e igualdade. Mas a coroa portuguesa silenciou a Inconfidência com crueldade. Nessa terra de brava gente, se ergueram sábios, poetas, sonhadores, soldados que lutavam pelo ideal de uma país livre. Homens de coragem como Tomás Antônio Gonzaga, Tiradentes, Cláudio Manuel da Costa e padre Toledo lutaram com sangue, suor e lágrimas por desejo de justiça. Mas a traição os cercou e a coroa portuguesa os capturou. Tiradentes pagou com a vida e os demais, o exílio, nessa sofrida partida.
Hoje, são lembramos como heróis da pátria brasileira.
Pela primeira vez, as comemorações do Dia da Inconfidência, no 21 de abril, vão conectar Ouro Preto e Tiradentes, duas cidades marcadas pela memória da Inconfidência Mineira. A primeira é reconhecida como o epicentro do movimento de luta pela independência da coroa portuguesa e que teve Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), o padre Carlos Correia de Toledo, o coronel Francisco Antônio de Oliveira Lopes e o coronel José Silvério dos Reis dentre os seus principais integrantes.
Já a cidade de Tiradentes se relaciona com a Inconfidência não apenas pelo nome que homenageia Joaquim José da Silva Xavier. Afinal foi ali, quando ainda era conhecida como Vila de São José, em 1788, que aconteceu uma das primeiras reuniões dos inconfidentes. O encontro foi realizado na casa do Padre Toledo, situada na Rua Direita, e teve o formato de um grande banquete que comemorou o batizado de dois filhos do advogado e escritor Alvarenga Peixoto com Bárbara Heliodora. Tomás Antônio Gonzaga participou da festa com outros convidados, e juntos eles começaram a imaginar o movimento de luta pela liberdade e pela democracia.
É a partir de todo esse repertório, que, além dos ritos oficiais, acontecerá, anualmente, a partir de agora, a Semana da Inconfidência. Em Ouro Preto, a programação será do dia 14 a 21 de abril, com a tradicional entrega de Medalhas da Inconfidência, no dia 21, a partir das 9h no Centro de Convenções, seguida de cerimônia, às 10h, na Praça Tiradentes com a presença do governador Romeu Zema.
Em Tiradentes, a celebração se estenderá de 14 a 23 de abril. A ideia é que as duas programações fortaleçam, assim, conexões criativas, a partir da transversalidade entre a cultura, a educação e o turismo, contribuindo para a valorização e o desenvolvimento da arte em suas diversas linguagens e da economia da criatividade.
"Síntese de união entre o passado e futuro"
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, a iniciativa contribui para o reconhecimento do legado da Inconfidência e como ele segue reverberando nos dias de hoje. “A Semana da Inconfidência Mineira funda e consolida nosso ideal de nação livre e independente. Em maior instância, pela originalidade na cultura barroca mineira, híbrida na forma e na raça, o entendimento de originalidade da cultura nacional. Esse ideal de liberdade reverbera pelos séculos e reforça o entendimento de que em Minas Gerais somos livres para ser, viver, aprender, empreender e criar. Hoje se desdobra no respeito às diferenças e baseados no princípio de uma cultura da paz. Preservar e celebrar a história é criar pertencimento e futuro com os pés na terra e sempre com a liberdade, expressa na nossa bandeira, como síntese e união entre passado e futuro”, pontua.
“Esta será a primeira vez que vamos celebrar a Inconfidência Mineira com diversas atividades ao longo dos próximos dias, tendo os moradores de Ouro Preto e região como protagonistas das festividades. Teremos atividades também em Tiradentes, fortalecendo o legado de garantia da democracia e liberdade”, divulgou o governador Romeu Zema, durante o lançamento do projeto, realizado nessa quarta-feira (12/4), no Palácio da Liberdade.
O presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, ressaltou a pertinência desse projeto, que dá novos contornos a uma celebração iniciada pelo então governador Juscelino Kubistchek, em 1952.
“Estamos resgatando a presença do povo nas festividades. Este é o grande mérito do governador Romeu Zema e do secretário Leônidas Oliveira: trazer o povo novamente para celebrar essa data. E isso acontece agora com atrativos tão sedutores que poderão trazer muito turistas. Essa conjugação de cultura e turismo é muito interessante. O turismo acaba sendo a resposta socioeconômica dos investimentos na cultura. Isso está dando resultados porque Minas Gerias despontou na frente do turismo no Brasil”, disse Oswaldo.
Programação de Ouro Preto - Conexões
Durante oito dias, uma intensa programação cultural e gratuita contemplará diversos projetos de Ouro Preto, em especial ações voltadas para história, arte, cultura e educação, mobilizando moradores e turistas que visitam o município. Será um período em que o público, de todas as idades, terá a oportunidade de se conectar com vários espaços da cidade.
As escolas do município também farão parte desse projeto, por meio do programa Estação das Histórias. Contadores de histórias e escritores, como Marcelino Xibil, Juvenal Bernardes e Nana Bernardes, se apresentarão nesses espaços, circulando pelos bairros e distritos de Ouro Preto.
A cidade receberá artistas de todo o estado, e as apresentações acontecerão de maneira descentralizada. Além da Praça Tiradentes e ruas do centro, oito bairros e o distrito de Antônio Pereira serão palcos da festa. Dentre as atrações musicais já confirmadas estão as Orquestras do SESI e SESC; o show “Quatro irmãos”, que reúne Flávio Venturini, Cláudio Venturini, Lô Borges e Telo Borges; a Banda Makondo e Silvia Gomes; e a Escola de Música e Espaço Cultural Samba Preto ChoroJazz.
Além desses nomes, haverá apresentações com grupos da cultura tradicional, que fazem parte do projeto Sons do Brasil, como Zé Pereira, a Guarda de Moçambique Santa Efigênia, a Berimbalada (Cortejo de Berimbaus), além de artistas de Ouro Preto e o cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical Sérgio Pererê.
Programação de Tiradentes - Mineiridades
Em Tiradentes, a programação vai acontecer nos dias 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de abril. Além dos atos cívicos previstos para o dia 21 de abril, com hasteamento de bandeiras, desfile das escolas municipais, apresentações da banda do Exército, da banda Ramalho, haverá ao longo desses dias um destaque especial para a cozinha mineira.
No Largo das Forras será montado o espaço Mineiridade, cuja abertura será realizada no dia 14, a partir das 16h. Os queijos mineiros, os cafés e as quitandas serão protagonistas. O público poderá apreciar essas delícias e aprender mais sobre o preparo de cada uma delas com cursos de torra de café, maturação de queijos e harmonização com vinhos, dentre outros.
Atrações culturais também vão agitar a cidade. No dia 15, o violeiro Chico Lobo se apresentará no Largo das Forras, às 21h. No dia 21, haverá apresentação do Quinteto Bravíssimo. E todos os dias, a partir das 15h, acontecerão intervenções teatrais, no Largo das Forras.
No dia 19, será realizado o Banquete da Inconfidência, a partir das 20h, na Rua Direita. Serão servidas refeições para até mil pessoas.
Fonte: em.com.br
Foto: AdobeStock
23/05/2023 - "Ouro Preto é Portugal', admira presidente de grupo de resort de luxo
25/04/2023 - Seis destinos em Minas Gerais para aproveitar o friozinho a 2, 3...5 ou 10
11/04/2023 - Escócia tem arquitetura sustentável e experiências únicas na Trilha do Whisky
22/03/2023 - Caribe é destino ideal para curtir temporada em alto mar
14/03/2023 - Brasil vai voltar a exigir visto para cidadãos dos EUA, Japão, Austrália e Canadá
27/02/2023 - Hora de recarregar as energias pós-carnaval num roteiro por Minas
06/02/2023 - Conheça o trem de alta velocidade que liga Roma a Milão em menos de 3 horas
26/01/2023 - Azul anuncia serviço de transporte de cães e gatos com até 10kg na cabine
11/01/2023 - Capitólio se recupera e entra em clima de festa