Capa da Página Híbrido não é tudo igual: como funcionam e qual é a vantagem de cada carro - Veículos - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Veículos

30/01/2025 às 09:28h

Híbrido não é tudo igual: como funcionam e qual é a vantagem de cada carro

Facebook

Nos últimos anos houve um crescimento exponencial no segmento de híbridos e elétricos no Brasil. Em 2024, por exemplo, foram quase 180 mil unidades. E os híbridos se destacam ao corresponder por 65% deste montante — ou mais de 115 mil exemplares.

"A transição para a eletrificação não acontece de forma binária entre combustão e elétrico. Os híbridos surgem como uma solução intermediária, oferecendo diferentes níveis de eletrificação, eficiência energética e impacto ambiental. A escolha entre eles depende do perfil do usuário, do custo-benefício da tecnologia e da infraestrutura disponível", diz Davi Bertoncello, diretor de relações institucionais da Tupi Mobilidade e diretor de comunicação e marketing da Associação Brasileiro do Veículo Elétrico (ABVE). 

Os híbridos leves são a base da cadeia. E a tecnologia de entrada no mundo da eletrificação que serve basicamente para desonerar o motor a combustão. Funciona assim: o alternador e o motor de arranque geralmente são substituídos por um motor/gerador elétrico, que recupera energia perdida nas frenagens, por exemplo, e alimenta uma bateria de 12V ou 48V. 

Com informações UOL 

Foto: Espacial FM 


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: