19/01/2023 às 08:25h
A General Motors iniciou a produção da nova geração da Chevrolet Montana. A picape que ganhou porte intermediário (ou médio compacto, como preferem alguns), terá seu lançamento comercial em fevereiro.
A nova Montana foi desenvolvida pelo time de engenharia da GM brasileira e foi montada sobre a base do Tracker. O SUV inclusive empresta seu motor 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm de torque, assim como a transmissão automática de seis marchas.
A missão da Montana é bem específica: fazer sombra no quintal das Fiat Toro e Strada. E, para isso, a marca da gravatinha até bancou o patrocínio do Big Brother Brasil (BBB), que era um cartaz luminoso para a italiana durante anos.
O desenho da Montana foi projetado de olho na rival feita na planta da Stellantis em Goiana (PE). Carroceria monobloco, espaço interno amplo para cinco ocupantes e até mesmo o estilo visual, com conjunto ótico em três níveis foi aplicado.
A capacidade de carga da Montana não chegará aos 1 mil quilos, como nas versões turbodiesel da Toro. Mas ela consegue levar peso semelhante ao que é permitido na Toro 1.3 turbo e próximo ao que levam as versões cabine dupla da Strada.
A Montana chegará em duas versões iniciais com valores de R$ 134,4 mil e R$ 140,4 mil. Trata-se de uma faixa intermediária que preenche a lacuna entre Strada e Toro. A GM já confirmou que a picape também terá uma versão de entrada, com caixa manual, que irá se posicionar pertinho da Strada Ranch.
A picape também deverá receber uma versão de apelo esportivo, como a linha RS de modelos como Onix, Cruze e Equinox. Mas serão apliques cosméticos para agradar quem busca uma picape urbana com visual diferenciado, semelhante à versão Ultra da Toro.
Vendetta
Os italianos, por sua vez, não ficarão de braços cruzados. Em conversa com um executivo do grupo, eles se mostraram bastante curiosos com a Montana e perguntaram sobre o que a imprensa já tinha percebido no primeiro contato estático com a picape.
Uma das respostas para a picape deverá vir pela Strada. Segundo o portal Autos Segredos, ela deverá receber o motor T200 1.0 turbo este ano. Trata-se do mesmo motor que equipa Pulse e Fastback.
A unidade é montada na linha de motores da Stellantis, no complexo de Betim. A fábrica tem capacidade de produzir 500 mil unidades anuais. Ou seja, a Stellantis precisa ampliar o volume do motor e o próximo a receber será a Strada, para colar na Montana.
Fonte: Hoje em Dia
Foto: (GM/Divulgação)
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