26/01/2023 às 08:09h
A Honda acaba de lançar no Brasil a nova geração do Civic. O sedã que foi fabricado por mais de 20 anos volta a vir importado. E há uma razão plausível para isso: demanda.
A Honda preferiu importar o modelo pois sabia que o aporte para trazer a nova geração dificilmente se pagaria em médio prazo. Isso porque o Civic se sofisticou demais, ganhou motoriza-ção híbrida e um pacote de tecnologias que elevaria o preço às alturas.
E foi o que aconteceu. O sedã chega por aqui ao preço de R$ 245 mil. Para se ter uma ideia, a versão topo de linha do Toyota Corolla custa R$ 190 mil.
Assim, a marca prefere produzir localmente modelos com maior liquidez, como o novo HR-V, assim como a dupla City e City Hatchback. Já o Civic, passa a vir importado da Tailândia.
O sedã ganhou conjunto mecânico sofisticado. Ele conta um motor 2.0 de ciclo Atkinson de 145 cv e 17,8 kgfm de torque e uma compacta unidade elétrica.
O pequeno módulo elétrico entrega 184 cv e 32,1 kgfm de torque. O funcionamento segue a lógica aplicada no Accord, em que o motor elétrico é predominante no uso urbano, em trajetos de baixa velocidade.
Nesse momento, o motor a combustão atua como gerador de carga para as baterias. O motor a combustão entra em ação em condições de velocidades elevadas, como o uso rodoviário.
Segundo o Inmetro, o consumo urbano do novo Civic e de 18,3 km/l e quase 16 km/l na estrada. A inversão se dá pela menor atuação da unidade elétrica em ciclos rodoviários.
Visual
O novo Civic tem estilo conservador, menos ousado que na geração passada. Mesmo assim, é um carro elegante. Por dentro, ele também é mais comportado que seus antecessores. O painel é elegante, com difusores de ar-condicionado escondidos por uma grade de tipo colmeia.
O quadro de instrumentos é digital, mas sem parecer uma árvore de Natal. O sedã ainda oferece climati-zação digital, bancos revestidos em couro, multimídia com conexão para smartphones, oito airbags, dentre outros.
Já o pacote de assistentes de condução (Adas) é formado pelo sistema Honda Sensing. Ele inclui controle de cruzeiro adaptativo, monitores de saída de pista e permanência em faixa, frenagem automática e ajuste automático do farol alto.
Fonte: Hoje em DiaFoto: Honda/Divulgação
06/03/2023 - Chevrolet Trailblazer chega à linha 2024 mais barato que primo nacional
07/02/2023 - Kwid E-Tech é o carro mais eficiente do mercado brasileiro
31/01/2023 - Renault lança serviço de conversão elétrica para modelos a combustão
19/01/2023 - Nova picape da Chevrolet entra em produção e chega ao mercado em fevereiro
16/01/2023 - Ram apresenta 1500 Revolution BEV Concept na CES 2023
11/01/2023 - Elétrico, zero-quilômetro e por menos de R$ 54 mil: mas só na China!
02/01/2023 - Fiat Mefistofele completa 100 anos de construção em 2023