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31/01/2023 às 09:00h

Renault lança serviço de conversão elétrica para modelos a combustão

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Transformar carros clássicos em modelos 100% elétricos é, com certeza, um passo grande no caminho rumo à mobilidade eletrificada e sustentável. Agora, a Renault resolveu fazer parte disso, lançando o seu próprio programa de conversão dedicado aos modelos clássicos 2CV, R4, R5 e, em breve, também ao Twingo.

Esses veículos a combustão – considerados alguns dos mais emblemáticos da Renault – poderão, então, ser “modernizados”, ganhando conjunto mecânico elétrico. Trata-se de um verdadeiro processo de “retrofit”: um carro antigo e ultrapassado recebendo tecnologias modernas e atuais.

O serviço foi desenvolvido em parceria com a empresa R-FIT, que se especializou nestas conversões.

Como a conversão será feita?

Para transformar o veículo a combustão em elétrico, uma bateria de 10,7kWh será posicionada no lugar do tanque convencional de gasolina. Além dela, um gerador elétrico com 14,5kW de potência contínua e 48kW de potência de pico será montado no lugar do motor a gasolina.

Com isso, o carro da Renault se transformará em um EV capaz de viajar 80km com uma única carga, a qual pode ser atingida através do carregamento de três horas e meia em uma tomada doméstica.

Além disso, a Renault ainda oferecerá uma garantia de dois anos ao cliente.

Programa da Renault não será tão acessível assim

A transformação de veículos antigos a combustão em elétricos não é mais algo tão utópico assim. Mas, para quem afinal?

Para a maioria, certamente, a tecnologia ainda é bastante fora da realidade, afinal o seu serviço, incluindo compra e instalação, custará, no total, 17.900 euros (R$ 99.345,00 na conversão direta).

O preço é salgado e não é um investimento que cabe no orçamento de qualquer um. Além disso, o programa de conversão da Renault será, por enquanto, limitada ao mercado francês.

É possível que, nos próximos meses, o serviço chegue em outros países e seja oferecido por valores mais em conta, mas não há garantido até então.

Fonte: G1

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